top of page

Você sabe o que é Desenvolvimento Sustentável?

A História do Conceito

O desenvolvimento sustentável é um conceito nascido em 1987, com a publicação do relatório chamado Nosso futuro comum. Esse documento foi fruto dos trabalhos da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), um grupo de trabalho criado em 1983 com a colaboração de diversos países para discutir como as questões ambientais seriam tratadas dali em diante.

A necessidade de se discutir as questões ambientais eram, então, muito recentes, uma vez que as pessoas não tinham a mesma visão que se tem atualmente sobre meio ambiente. Acreditavam que a Natureza era uma simples provedora infinita de matéria-prima para o crescimento econômico desenfreado.

Essa visão só começou a mudar depois que, nas décadas de 1960 e 1970, diversos acidentes ambientais de grandes proporções passaram a acontecer no mundo. Um exemplo se deu no final dos anos 1960, quando um massivo derramamento de óleo se deu na costa da Inglaterra, causando morte de muitos animais e contaminação de praias em grande quantidade.

Em 1962, foi publicado um livro chamado Primavera Silenciosa, por Rachel Carlson, uma bióloga marinha que contribuiu grandemente para a construção da forma como enxergamos os impactos ambientais atualmente. A obra alertava para os problemas que o uso generalizado de pesticidas pode causar no meio ambiente e serviu de base para a organização de diversos movimentos ambientalistas.

Entender a história da formulação dos conceitos ligados à sustentabilidade nos ajuda a perceber como o ser humano passou a voltar sua atenção ao meio ambiente. Como pôde ser percebido, somente depois que vários danos estavam feitos que passamos a nos atentar para essas questões, evidenciando a necessidade de uma cultura de planejamento e incentivo à ciência para evitarmos que estes cenários se repitam.

Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento sustentável apresentado em 1987 foi definido como aquele que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Isso significa que as nações deverão buscar se desenvolver não apenas economicamente, mas também socialmente, tomando os devidos cuidados para, no meio desse caminho, manter uma boa qualidade ambiental.

A sustentabilidade, por sua vez, é um conceito utilizado tanto na ecologia, para se referir à capacidade de ecossistemas se recuperarem de impactos antrópicos ou naturais, quanto na economia, onde é utilizado para tratar de capacidade de um produto ou serviço ser ofertado de forma a não gerar prejuízos para o produtor. Atualmente, porém, o termo é muito utilizado para fazer referência a atividades econômicas e sociais que não agridam o meio ambiente, ou que compensam seus danos de forma adequada por meio de práticas sustentáveis.

Pensando nessa última aplicação de sustentabilidade, produtores e prestadores de serviços em geral devem sempre estar atentos aos seus processos e produtos (sejam eles o produto final ou resíduos gerados durante a execução) para que eles impactem negativamente o mínimo possível a Natureza.

A consultoria ambiental, um dos serviços oferecidos pela GAAM Jr, pode ser uma grande aliada daqueles que querem inserir a sustentabilidade em seus negócios e, se já o fizeram, para melhorá-la, até porque a melhora contínua é um dos preceitos da sustentabilidade empresarial.




Mais artigos GAAM Jr






Comments


bottom of page