top of page

Por que as empresas precisam de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Segundo a Agência Brasil, em 2018, foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. A partir disso, pode-se enfatizar que o setor empresarial é um grande produtor de resíduos sólidos, desse modo deve estar consciente disso, como também da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual exige cooperação dos setores públicos e privados e das “pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos[…]”.

Logo, é de grande necessidade e importância que empresas saibam aplicar o gerenciamento de resíduos sólidos que é: “o conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. […]”

Plano de gerenciamento de resíduos Sólidos: o que é?

Cabe então afirmar que a responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos produzidos deve ocorrer entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. Assim, a fim de não obter multas, tendo em vista o princípio do poluidor-pagador, como também prezar pelo desenvolvimento sustentável, e consequentemente por uma sociedade mais consciente e preocupada com o meio ambiente.

Quais benefícios que minha empresa pode obter ao estar em acordo com essa política?

– Redução de gastos: tendo em vista, ao estar de acordo com a política, se evita gastos que seriam aplicados no pagamento de indenizações, ou pela redução de impostos, por exemplo.

– Adicionar valor a empresa: estar preocupado e alinhado com a lei, demonstra aos consumidores que a empresa está preocupada com a sustentabilidade, assim como incentiva que aqueles e empresas concorrentes se preocupem com esse valor também.

– Sustentabilidade e suas consequências: a partir de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, pode-se reduzir os impactos ambientais, são exemplificações: redução da produção de resíduos, garantia da qualidade ambiental e proteção da saúde pública.

Para tornar sua empresa mais sustentável, e estar em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, contate a GAAM Jr. te ajudamos a criar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da sua empresa!

Comments


bottom of page