top of page

Maneiras de organizar um Evento Sustentável

Desafios da Sustentabilidade em Eventos

Um evento que seja sustentável é um grande desafio enfrentado pelas empresas. Tanto em mega eventos ou feiras, como em reuniões internas e imersões para reunir colaboradores, é preciso se atentar a gastos desnecessários com alimentação e desperdício de recursos como combustível, água e energia. E talvez o aspecto mais diretamente visível é o da geração e descarte correto de resíduos sólidos, que contribui para a realização de eventos mais sustentáveis.

O evento deve ser pensado com essa lente sustentável desde sua concepção. Considere que o local escolhido possa ser de fácil acesso, tenha iluminação natural e infraestrutura adequada. O treinamento e engajamento da equipe responsável deve buscar ações de sustentabilidade e uma cultura de responsabilidade socioambiental. Durante as práticas realizadas, buscar ter orientações claras e visuais de como se comportar para o descarte correto dos resíduos gerados, entre outros desafios ao juntar várias pessoas.

Vantagens de Adotar essa Prática

A adoção de boas práticas ambientais e de gestão de resíduos e recursos ajudam a reduzir drasticamente os custos dos eventos, assim como promovem o interesse de patrocinadores conscientes que têm exigências de sustentabilidade cada vez maiores. Se sua empresa é capaz de produzir eventos sustentáveis, isso também demonstra um compromisso e associa sua marca à preservação ambiental e responsabilidade social.

Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) exige que os grandes geradores de resíduos, como feiras, convenções, shows e outros eventos, enviem somente o que é considerado rejeito para os aterros sanitários. Portanto, tudo que é considerado reciclável e compostável deve ser cogitada sua separação adequada e incentivada a compostagem dos restos de alimentos.

A grande vantagem de realizar um evento sustentável é a possibilidade de promover ações que reduzam as emissões de gases do efeito estufa, sendo considerado um evento com neutralização de carbono e podendo garantir selos de sustentabilidade à iniciativa. Além disso, há a contribuição para promover a educação ambiental aos participantes, marketing verde aos princípios ambientais e também auxiliar gerando renda a toda uma cadeia de colaboradores, reaproveitando os resíduos gerados, promovendo a compostagem e logística reversa.

Dicas

Contratar uma empresa responsável por realizar a consultoria de sustentabilidade para seu evento pode ser interessante, a fim de mensurar e providenciar os atributos necessários para minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos do seu evento. Abaixo algumas dicas de como pensar nos seus próximos eventos:

• OBJETIVO – Defina as principais metas e ações que seus colaboradores irão seguir, assim como um documento de compromissos e valores ambientais a serem tratados.

• LOCAL – Priorize locais que possuam uma política ambiental, permitindo uma boa infraestrutura e acessibilidade.

• LEGISLAÇÃO – Esteja em dia com todos os laudos de segurança, alvarás de funcionamento e requisitos legais para seu evento e colaboradores.

• FORNECEDORES – Considere a avaliação dos critérios de sustentabilidade na escolha dos produtos e fornecedores, além de preços e prazos.

• ALIMENTAÇÃO – Dê prioridade a alimentos de origem local, naturais e da época, avaliando opções de doação dos alimentos que sobrarem e práticas que evitam desperdícios. Evite o uso de materiais descartáveis e opte por recicláveis e reutilizáveis.

• TRANSPORTE – Garanta opções de transporte sustentável e coletivos como vans, ônibus e caronas. Facilite com divulgações nas redes sociais e informe sobre o impacto ambiental que os participantes promovem ao se deslocarem.

• GESTÃO DE RESÍDUOS – Reduza os resíduos gerados em todas as categorias, desde os materiais utilizados na alimentação a práticas, até os impressos como banners e displays, convites e documentos. Procure alternativas recicladas e de fontes renováveis, assim como realize a triagem correta dos materiais e incentive a compostagem local.

• NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO – Adote ações de compensação ambiental pré e pós evento através de apoio a projetos ambientais certificados e ações sustentáveis, para neutralizar as emissões de gases.

• GESTÃO DE IMPACTO E TRANSPARÊNCIA – Seja responsável na escolha dos fornecedores, contratação e parcerias com cooperativas e projetos socioculturais. Promova ações que contribuam para o desenvolvimento local e realize em conjunto com a empresa ambiental contratada um relatório de ações ambientais aplicadas no evento e seus impactos. Compartilhe com todos envolvidos seus valores e objetivos.

A GAAM Jr acredita que um evento sustentável promove ações que contribuam para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Dessa forma, promove a consultoria e serviços para que seu evento seja o mais aproveitável, econômico e responsável ambientalmente.

Comments


bottom of page