top of page

Hábitos que te tornam uma pessoa sustentável

Maior preocupação com a preservação do planeta

Atualmente, há maior preocupação de como as ações humanas influenciam o meio ambiente. Grande parte das pessoas estão buscando hábitos mais sustentáveis: aliando a necessidade de suprir as necessidades humanas sem causar um grande impacto negativo na natureza.

Uma pesquisa realizada pela Toluna em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) entrevistou mais de 1.000 homens e mulheres de todas as regiões do país, na faixa etária de 18 a 55 anos e concluiu que os consumidores mudaram seu hábitos pois se preocupam com: a preservação do planeta (75,44%), com as futuras gerações (65,38%), com a falta de água e alimentos (62,19%) e com a saúde e bem-estar (70,31%).

Ao serem questionados sobre quais hábitos haviam mudado, a maioria dos entrevistados respondeu que tenta usar produtos com embalagens recicláveis/ reutilizáveis, que evitam embalagens plásticas e que quando possível optam pelo transporte público ou bicicletas, como pode ser observado no gráfico abaixo:

Como ajudar?

Ajudar o planeta não exige mudanças drásticas nos hábitos diários ou que se adquira novos produtos sustentáveis: pequenas alterações podem gerar um grande impacto positivo. Por isso a educação ambiental é necessária, e não somente para crianças, para todas a idades e classes, pois afinal, compartilhamos o mesmo planeta, e cabe à todos nós cuidarmos dele da melhor forma possível.

A seguir algumas sugestões de mudança de hábitos que podem ser aplicadas em sua vida:

  1. Pratique o consumo consciente da água, como por exemplo: opte por banhos mais curtos, feche o registro enquanto lava o cabelo, desligue a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa louça. Uma boa dica é o reaproveitamento da água das chuvas, armazenado em baldes, latas ou barris, devidamente tampados, para evitar a proliferação de mosquitos. Essa água pode ser utilizada para lavar calçadas, varandas, carros, regagem de plantas, etc.

  2. Economize energia elétrica apagando luzes de cômodos vazios e desligue aparelhos que não estão em uso, de dia opte pela luz solar. Prefira lâmpadas fluorescentes, pois são mais econômicas e duram mais do que as incandescentes.

  3. Prefira lavar e passar roupas em grande quantidade pois economiza água e energia elétrica.

  4. Separe lixo orgânico e reciclável, busque coletores de recicláveis ou locais que troquem o lixo por mudas de planta por exemplo, assim todos ganham e o planeta agradece.

  5. Opte por pilhas e baterias recarregáveis, e faça o descarte em pontos de coleta deste tipo de material.

  6. Uma boa sugestão para lidar com o lixo orgânico é fazer composteiras caseiras, que além de contribuir para a redução de resíduos sólidos, produz fertilizantes naturais para plantas.

  7. Procure utilizar sabão em pedra ao invés de detergente, um grande poluidor das águas, que afeta totalmente o ecossistema presente.

  8. Não jogue óleo de cozinha na pia, já que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água.

  9. Reforme roupas antigas e usadas, pois além de criar peças únicas, isso ajuda o meio ambiente, pois além de não comprar roupas novas, as mesmas não são descartadas. Busque também comprar roupas de brechós.

  10. Reutilize embalagens para decoração da casa, use sua criatividade!




Mais artigos GAAM Jr :






Comments


bottom of page