top of page

Entendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O que são os objetivos do desenvolvimento sustentável?

Após a Revolução Industrial, por volta das décadas de 60 e 70 começou-se uma preocupação com o meio ambiente, sendo em 1972 a primeira conferência oficial que abordou o tema, conhecida como Conferência de Estocolmo. A partir de então, os temas sobre as questões ambientais vem aumentando, principalmente por conta dos altos impactos negativos que as atividades humanas causam nesse ambiente.

Nesse sentido, em 2005 foi proposto a 193 países membros na Nações Unidas a realizarem ações para a busca do desenvolvimento sustentável, e assim melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Com isso, a nova política global chamada “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” é composta por 17 Objetivos, tendo 169 metas para o alcance da melhor qualidade de vida tanto da sociedade quanto do meio ambiente.

Estados membros da ONU exibidos pela década em que se juntaram à ONU

Quais são esses objetivos?

Na imagem abaixo é possível observar todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU):

Fonte: Nações Unidas Brasil. Disponível em: < https://brasil.un.org/pt-br/sdgs&gt;

Com isso, podemos perceber que os 17 ODS (17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) compõem diversos temas que estão diretamente ligados ao meio ambiente, como os objetos: ODS 6 água e saneamento; ODS 7 energias renováveis; ODS 11 cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12 produção e consumo sustentável; ODS 13 combater as alterações climáticas; ODS 14 oceanos, mares e recursos marinhos; ODS 15 ecossistemas terrestres e biodiversidade. Contudo, os objetivos não citados também estão de acordo com o desenvolvimento sustentável que promove a qualidade de vida de ambos sociedade e meio ambiente.

Como deve ser implementado?

Todas as 169 metas que compõem os 17 objetivos são estabelecidas para que tanto sociedades, organizações, governos, empresas em âmbito internacional, nacional ou local possam ajudar a cumpri-las até o ano de 2030, e assim alcançar o objetivo principal de toda a Agenda, que é a melhoria da qualidade de vida. Por isso, a agenda também está pautada em cinco “Ps”: pessoas, prosperidade, paz, parcerias e planeta.

E por fim, a GAAM Jr. está inserida nesse cenário, tendo como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável, oferecendo projetos ligados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Kommentare


bottom of page