top of page

Engenharia Ambiental x Gestão Ambiental: Quais as diferenças?

Engenharia Ambiental

O estudante que optar pelo curso de engenharia terá que lidar com a grade base de todas as engenharias, sendo composta de cálculos, física, geometria analítica, etc. Dessa forma, o curso de engenharia ambiental visa formar profissionais com mais afinidade com as exatas, sendo assim, profissionais voltados a desenvolver tecnologias e ferramentas, a fim de preservar o meio ambiente.

O engenheiro ambiental, ao se formar, é apto a trabalhar com iniciativa pública, no desenvolvimento de soluções ambientais, controle e análise dos níveis de poluição do ar, concepção de sistemas de tratamento de água, esgoto, lixo etc.

Dentro da sala de aula, o estudante de engenharia vai se deparar com matérias como geologia, ecologia, engenharia de edificações, impacto ambiental, manejo natural etc.

Resumindo, o engenheiro ambiental graduado atua com o objetivo de preservar os recursos naturais e toda a natureza.

Gestão Ambiental

Durante o curso de gestão ambiental, o estudante terá que desenvolver um olhar mais crítico a respeito dos problemas que irá enfrentar, pois em sua profissão ele terá que avaliar os impactos humanos na natureza, as técnicas utilizadas no manejo dos recursos naturais, controlar e gerenciar resíduos sólidos e áreas degradadas etc.

A respeito do mercado de trabalho, para o gestor ambiental, está muito aquecido, pois, cada vez mais as empresas estão em busca de demonstrar sustentabilidade em seus produtos, sendo assim, necessário contratar um profissional capaz de avaliar os danos causados pela empresa e como diminuir seus impactos de forma eficaz e que concilie com o desenvolvimento da empresa.

Dentro da sala de aula, o gestor vai se deparar com um curso de bacharelado com cerca de 4 anos de duração (um ano a menos do que a engenharia) e com matérias como geologia, direito ambiental, análise de riscos ambientais, manejo de recursos etc. envolvendo matérias de áreas diversificadas como biologia, administração, geografia, matemática e muitas outras.

Ademais, como o curso visa formar profissionais aptos com maior velocidade e prontos para agir logo após a formação, o curso é voltado a ter aulas mais práticas que a engenharia.

Comments


bottom of page