top of page

Empresas Ambientais: benefícios e panorama atual

Empresas Ambientais

As empresas ambientais, dentre a maioria das empresas, sempre tiveram uma realidade com mais dificuldades. Mas, porque isso?

A questão meio ambiente sempre foi muito discutida e visada desde os tempos mais antigos, no entanto, ela nunca foi devidamente levada a sério. Por mais que a sociedade debatesse sobre assuntos ambientais e o seu panorama, o capitalismo, o meio de consumo e o desenvolvimento econômico industrial constantemente “falavam mais alto”.

Quando se tratava de abrir uma empresa que trabalhasse a favor do meio ambiente, da sustentabilidade, do ecossistema, ela era vista pejorativamente como “não importante”, “sem função para o desenvolvimento de capital”, “ má negocio para as industrias, que precisam de áreas florestais para serem construídas”, “muito burocrática”, enfim, uma lista de conceitos.

Mas como toda boa causa um dia é reconhecida, nos anos 80 e 90, por pressão da sociedade e dos órgãos científicos, as empresas “tradicionais” passaram a dar valor às empresas ambientais e seus estudos, deixando de serem vistas como custo ou risco e passando a ocupar uma posição estratégica no negócio.

Benefícios das Empresas Ambientais e Sustentáveis

  1. Maior ecoeficiência;

  2. Ganho econômico junto com o ganho ambiental;

  3. Reciclagem;

  4. Ação multiplicadora;

  5. Evolução dos sistemas de qualidade;

  6. Melhoria dos processos e produtos;

  7. Analise do Ciclo de Vida do Produto (ACV);

  8. Melhor tomada de decisão negocial, funcionando como critério para avaliação de projetos, produtos, processos e planejamento estratégico da empresa;

  9. Multiplicam as boas práticas ambientais em toda a cadeia de valor na qual está inserida;

  10. Questão ambiental juntamente com os aspectos sociais e econômicos;

  11. Perenidade nos negócios;

  12. A sustentabilidade tornou-se uma estratégia de negócios;

  13. Trabalho econômico mais eficiente com a logística reversa;

  14. Marketing altamente desenvolvido, mas não somente pela imagem da empresa, mas para uma melhora de visão, missão e valores;

  15. Melhora a eficiência das praticas comerciais em mercados emergentes;

  16. Atende as necessidades de consumidores considerados “diferenciados” e não somente padrão;

  17. Trabalha com sistemas completos de insumos;

  18. Empresas sistemas B.

Panorama Atual

A percepção ambiental evoluiu nos últimos 10 anos e as empresas perceberam que o uso eficiente dos recursos naturais é bom negócio”; “Benefícios dos sistemas de gestão ambiental para empresas”; “Sistema B, um movimento de empresas que visam benefícios sociais e ambientais”.

Acima seguem exemplos de manchetes de revistas e artigos. Nota-se que a responsabilidade ambiental vem aumentando gradualmente através das empresas, sejam elas de grande porte ou pequeno porte.

No entanto, onde entra a vivencia empresarial de empresas ambientais em todo esse cenário?

A vivência empresarial pode ser “experiências vividas dentro da empresa ou pode ser a realidade empresarial de uma forma geral”. Nesse contexto, abordamos a realidade empresarial especifica em um tema, que foi a mudança de olhar das empresas quanto a sustentabilidade e benéficos em ser uma empresa ambiental.

Conforme foi crescendo a consciência ambiental por parte da sociedade e posteriormente pelo ramo empresarial, as empresas ambientais conseguiram fazer com que o mundo enxergasse que não só precisava de uma mudança no olhar para com o meio ambiente, mas também precisamos de mudanças na base, que são as empresas produtoras de tudo que consumimos hoje.

Quando pensamos em “tudo que consumimos hoje”, vai desde uma propaganda de marketing, a nanotecnologia, até o consumo mais geral de roupas, sapatos, acessórios e por fim o mais interligado ao meio ambiente que é consumo de alimentos.

Cada tipo de consumo tem o seu respectivo tipo de empresa, no entanto, todas essas corporações são a base e o exemplo maior deve vir delas, e é justamente nesse ponto que entra a vivencia empresarial de empresas ambientais e sustentabilidade.

As empresas ambientais mostram que não se deve somente ter o foco no lucro, a responsabilidade social e ambiental deve vir agregada, seja em cada propagando ou em cada produto, seja na cadeia de produção até o seu destino final. Quando se fala em empresas ambientais não se pode esquecer-se das micros empresas, como no caso das empresas juniores, todas elas tem a sua grande contribuição como outras empresas maiores.




Mais artigos GAAM Jr






コメント


bottom of page