MEJ? O que é isso?
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) possui a missão de “formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil“. Vamos entender o que isso significa.
O conceito de MEJ foi criado em 1967, em Paris, por alunos do curso de administração da ESSEC (L’école Supérieure de Sciences Économiques et Comerciales), sentindo necessidade de complementar seus conhecimentos teóricos por meio da aplicação prática. Dessa forma, criaram o que seria a primeira empresa júnior do mundo. Eles queriam ter uma visão melhor da realidade empresarial e estar em contato de forma efetiva com o mercado.
E no Brasil, como tudo começou?
Em 1987, na Fundação Getúlio Vargas, alunos de administração criaram a primeira empresa júnior brasileira, a EJFGV. Sendo no mesmo ano criadas as confederações de empresas juniores, inclusive a Brasil Jr, instância que representa a nível nacional todas as empresas juniores brasileiras, propondo diretrizes e normas que auxiliam as EJs a melhor administrar suas atividades, sob um mesmo propósito.
Hoje, de acordo com dados da Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Empresas Juniores, contamos com mais de 900 EJs, presentes em mais de 110 universidades, com 22 mil empresários juniores que realizaram mais de 17 mil projetos de impacto na sociedade. Desses serviços, 48,7% foram realizados para micro e pequenas empresas e 44,3% para pessoas físicas e MEI. Assim, o MEJ também auxilia a fomentar o empreendedorismo fora dos muros da universidade.
Esferas de Atuação de um Empresário Júnior
Como funciona uma Empresa Júnior?
De acordo com o Conselho Nacional de Empresas Juniores (CNEJ), Empresa Júnior é uma instituição formada por alunos de graduação com o intuito de realizar serviços e projetos de maneira a oferecer vivência no mundo do mercado, gestão empresarial e se aprofundar nos conhecimentos específicos do próprio curso, visando formar profissionais de qualidade e engajados, sempre seguindo os valores do MEJ.
São empresas sem fins lucrativos, sendo sua receita totalmente revertida para a manutenção da empresa, capacitação de seus membros e abertura de oportunidades para aprender fazendo! Os estudantes realizam projetos e serviços que estejam previstos pelas competências e qualificações decorrentes do conteúdo programático do curso (ou cursos) à qual esteja vinculada, assim como dos aprendizados ao gerir e manter uma empresa.
Embora as empresas juniores sejam auxiliadas e supervisionadas por um docente e precisem estar vinculados à universidade, a EJ tem gestão autônoma e CNPJ válido para atuação no mercado. Portanto, não sofre interferências da instituição de ensino, centros acadêmicos ou qualquer órgão estudantil. A sua gestão é de responsabilidade integral de seus membros, possuindo estatuto e documentos que regem suas atividades internas e perante o mercado.
(Valores do MEJ)
Quais habilidades um empresário júnior desenvolve?
O objetivo é desenvolver em seus membros capacidades de soft e hard skills, além da vivência empresarial completa, com um contato mais aprofundado e próximo da área de atuação de seu curso. Existem empresas juniores em todas as áreas de atuação, desde administração, economia e gestão empresarial, até nas áreas de humanidades, engenharias, biológicas, negócios, agrárias e muitas outras.
Além de ser um órgão de extensão na universidade, o cotidiano e realização de projetos possibilitam aos estudantes terem uma visão prática da vida empresarial, se aprofundando em sua área de atuação. Por ser uma empresa que exige demandas e ações de seus membros, possibilita desenvolver habilidade pessoais como senso de liderança, criatividade, maior senso de responsabilidade e facilidade de lidar com adversidades, assim como formação do pensamento crítico e inovador ao participar de projetos, eventos e dinâmicas, que desenvolvem o espírito empreendedor e trabalho em equipe.
Por que contratar uma EJ?
Apesar de ser formada por estudantes, a empresa júnior oferece uma ótima qualidade na realização dos projetos. Sua organização interna e apoio dos docentes da universidade proporcionam um ambiente de aprendizado constante, busca pela excelência e identificação das dores de mercado, possibilitando um contato próximo dos clientes com todo processo de desenvolvimento do projeto.
Além do incentivo ao ensino e formação dos estudantes, ao contratar um serviço que apresenta um preço baixo com valor alto, estará investindo no próprio mercado de trabalho e sociedade ao incentivar a preparação de profissionais melhores e mais interessados em solucionar problemas e inovar com alternativas criativas!
Serviços da GAAM Jr
Somos a empresa do curso de Gestão e Análise Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realizamos serviços de consultoria e projetos visando a sustentabilidade dos órgãos e empreendimentos, atrelada à consciência ambiental. Saiba mais sobre nossa carta de serviços aqui no site. Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e dicas para melhorar seu negócio.
Comments