Com a pandemia e o isolamento social, a quantidade de pessoas passando a maior parte de seus dias em casa aumenta, ampliando também alguns outros aspectos, como a geração de lixo domiciliar e o descarte de lixo inapropriado.
Em muitos momentos praticar ações sustentáveis dentro de casa parece algo fora da realidade ou muito caro, mas na verdade esse é um pensamento equivocado, dar o primeiro passo para ser ecologicamente comprometido está dentro do alcance de todos e pensando nisso separamos algumas dicas de como incluir a sustentabilidade dentro de casa no dia a dia:
Substitua esponja sintética por bucha vegetal
As esponjas sintéticas, aquelas amarelas mais comuns de uso na cozinha, são feitas a partir de um material não degradável, logo, a bucha vegetal além de muito mais confortável e de não danificar os itens de inox da cozinha, também tem um melhor custo benefício e é biodegradável.
Destine corretamente o óleo de cozinha
Infelizmente é muito comum o descarte incorreto do óleo de cozinha, o que pode acabar impactando negativamente a água, o solo e até a saúde dos animais. Por isso é importante que haja a destinação correta deste óleo.
Existem muitas empresas que fazem a coleta e a reciclagem do óleo, quando acabar de usá-lo espere esfriar e armazene em uma garrafa PET, após encher a garrafa procure um local em seu município que realize o reaproveitamento de óleos vegetais, muitas organizações até trocam uma quantidade de óleo por produtos de limpeza!
Diminua o consumo de descartáveis
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), o número de copos descartáveis utilizados diariamente ultrapassa 720 milhões, o que equivale a mais de 1500 toneladas de resíduos que podem continuar na natureza entre 100 a 400 anos até serem degradados completamente.
Pensando nisso, existem várias alternativas viáveis que colaboram com a redução não só de copos, mas também de canudos, pratos, talheres, sacolas, entre outros. Algumas delas são:
Ao fazer compras, leve sua ecobag e deixe de lado as sacolas de plástico descartáveis
Abandone o uso de copos, canudos, pratos e outros descartáveis
De prioridade para alimentos sem embalagens plásticas ou com embalagens recicláveis.
Segunda sem carne
Segundo o Bureau of International Information Programs, uma pessoa que come carne consome indiretamente mais de 3800 litros de água por dia. Pensando nisso, surge a “Segunda sem carne”, uma campanha internacional lançada no Brasil em 2009 com o apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), que é exatamente o que o nome sugere, uma proposta para que em pelo menos um dia da semana a população tenha um cardápio sem carne.
A pecuária é responsável pela emissão de 14,5% dos gases causadores do efeito estufa, isso sem falarmos da responsabilidade de 80% no desmatamento no Brasil, logo tirar a carne do prato um dia por semana é algo simples, que além de tornar nossos hábitos em casa mais sustentáveis, também traz benefícios para nossa saúde e para o planeta.
Evite o desperdício de alimento
Congelar alimentos que já estão a um tempo na geladeira pode ser uma boa maneira de conservá-los, ao fazer isso opte por utilizar potes reutilizáveis e deixe de lado saquinhos plásticos que depois seriam jogados no lixo.
Além disso, a compostagem é uma ótima opção para reciclar matéria orgânica como resto de frutas e verduras, transformando-as em adubo para as plantas da sua residência, o que facilita também que haja a criação de uma horta doméstica.
Horta doméstica
Reutilizar potes plásticos de sorvete ou margarina e garrafas pet de refrigerante, suco ou água é uma opção para quem sempre quis cultivar os próprios temperos. Esse tipo de cultivo cabe em qualquer espaço e pode até ser feito na vertical. Quem disse que quem mora em casa pequena ou apartamento não pode ter horta em casa? É possível aproveitar aquela parede da varanda ou da sacada, aquele cantinho vazio ou qualquer outro lugar que bata luz solar.
A GAAM Jr realiza projetos de gestão de resíduos orgânicos e compostagem para hortas domésticas, faça um diagnóstico gratuito com a gente!
Comentários