top of page

Bioeconomia

Segundo a Embrapa, a bioeconomia, também conhecida como economia verde, é um modelo de produção industrial, que está presente no Brasil desde 1970. Este conceito surge devido ao aumento da consciência ambiental dos consumidores, que optam por produtos que sejam menos nocivos ao meio ambiente. Entretanto, para as empresas, existe um gargalo entre viabilidade econômica e as questões tecnológicas porque precisam conseguir concorrer com os processos industriais já estabelecidos. 

Esse modelo se baseia em usos sustentáveis dos recursos biológicos, visando a substituição de recursos fósseis e a extração de matérias primas de formas mais sustentáveis, além de uma reformulação do atual modelo de produção e econômico. Este por sua vez, tem demonstrado esgotamento, já que no atual sistema econômico as questões de interação entre os seres humanos e a natureza são vistos de uma maneira linear e isolada, o que leva a degradação ambiental, perda da biodiversidade e exploração de recursos de forma desenfreada.

Por que precisamos de uma bioeconomia sustentável e circular?

Para a execução da bioeconomia deve-se considerar as novas formas de tecnologia sustentáveis, no intuito de criar produtos e serviços que causem menos ou nenhuma degradação ambiental. O grande diferencial presente nesse modelo é aliar biodiversidade e tecnologia e de acordo com o portal da Indústria, o Brasil é detentor de 20% da biodiversidade mundial, o que demonstra um grande potencial para desenvolvimento da bioeconomia. O Panorama Ambiental da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), fez um alerta que se não houver esforços para diminuir o declínio da biodiversidade, mais de 10% desses recursos serão perdidos em quarenta anos. Portanto, quantificar o valor da biodiversidade é uma forma de gerar oportunidades de comercialização e garantir o recurso explorado para a geração atual sem comprometer sua disponibilidade para as gerações futuras.

A Bioeconomia traz uma oportunidade de valoração econômica, através políticas públicas. Possui o intuito de estimular o uso dos recursos naturais de forma sustentável, desenvolver novas tecnologias e meios de produção e assim conseguir o desenvolvimento social e econômico do país. A GAAM Jr. é uma aliada da bioeconomia, já que todos nossos serviços são pautados em práticas sustentáveis, além disso, visamos sempre minimizar a degradação ambiental. 

Comments


bottom of page