top of page

A Vivência Empresarial e a Sustentabilidade em Microempresas

Vivência Empresarial

Conforme o artigo da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba entende-se como Vivência Empresarial: “significado extensivo à vida, experiências vividas em situações dentro da empresa, vivenciadas em cargos ocupados e de acordo com a realidade da organização”.

A Vivência Empresarial em Empresas Juniores é um dos primeiros contatos que os jovens em nível de universidade tem com o universo do empreendedorismo.

Quando se fala em EJ (Empresa Junior) temos uma base de micro empresas que podem tratar de diversos assuntos conforme os seus respectivos cursos de atuação na graduação.

Por exemplo, pode-se ter empresas juniores da engenharia de materiais, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia ambiental, engenharia agronômica, psicologia, gestão ambiental, entre outros.

Microempresas e dificuldades

Partindo do principio de micro empresas, como as citadas acima, tem-se posteriormente a pequena empresa, média empresa e grande empresa. Todas elas são medidas pelo seu BNDS, ou seja, faturamento da empresa.

Desde o início da formação as micro empresas tem diversos desafios, principalmente aquelas que são fundadas em universidades como as empresas juniores, muitas sofrem com a falta de credibilidade de empresas maiores. A sua inserção no Mercado de trabalho acontece primeiro de forma local, posteriormente conforme o seu grau de sucesso pode expandir para meios maiores e até nacionais.

No entanto esse cenário está mudando, atualmente grandes empresas de sucesso saíram de startups ou EJS, exemplo o Ifood que surgiu como uma empresa júnior e hoje é um dos maiores aplicativos que reúne informações sobre delivery de alimentos.

Deve-se considerar também o ramo de cada empresa júnior, por exemplo, empresas juniores de engenharia civil conseguem ter um feedback muitas vezes mais rápido. Mas porque isso? Porque a historia sempre pregou que cursos como medicina, direito, engenharia civil e algumas poucas mais eram cursos primordiais para a sociedade e os estudantes deveriam sair do ensino médio focando nessas áreas.

Contudo essa realidade está mudando. Muitos outros cursos começaram a surgir e ganhar destaque, como também outros cursos que já existiam passaram a ser mais vistos. Exemplos são os cursos de biologia, ecologia, gestão ambiental, entre outros.

Sustentabilidade Empresarial

Por fim e não menos importante, abordaremos um pouquinho da importância de ser uma empresa que tenha foco na responsabilidade ambiental e social.

A sustentabilidade empresarial ajuda a empresa a se posicionar positivamente perante seu público consumidor, ela é nada mais do que um conjunto de ações e políticas economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis, sendo aplicadas nas operações e produtos da empresa.

O maior destaque das empresas ambientais é ter a sustentabilidade empresarial enraizada desde o seu princípio, essas corporações trabalham em prol disso, tanto que suas missões, valores e cultura é fazer do seu dia a dia um lugar mais sustentável e que sempre pense no social também.

Porém, não podemos esquecer de um detalhe: ser uma empresa com o foco em sustentabilidade requer muitos conhecimentos por parte do assunto, então as empresas realmente devem se comprometer a estudar sobre e sempre que possível procurar empresas ambientais para orientação.




Mais artigos GAAM Jr:






Comments


bottom of page