top of page

A Relação entre o Ciclo Hidrológico e a Recarga dos Aquíferos

Ciclo Hidrológico

O ciclo hidrológico é um importante ciclo biogeoquímico, que faz com que água esteja constantemente no ambiente. É o unificador fundamental da água no planeta, tanto doce como salgada, referindo-se à troca contínua que ela realiza entre os ambientes da hidrosfera, atmosfera, litosfera e biosfera.

Seu funcionamento é impulsionado pela radiação solar e energia geotérmica do centro da Terra, constituindo-se em seis etapas, sendo elas:

Evaporação: Processo de transformação da água em estado líquido para o estado gasoso (vapor d’água). Esse processo ocorre majoritariamente na hidrosfera, envolvendo principalmente os oceanos, lagos, rios e represas.

Precipitação: Refere-se a água adicionada à superfície da Terra a partir da atmosfera, tanto em forma líquida (chuva) ou sólida (granizo e neve).

Percolação: Processo pelo qual a água entra no solo e nas formações rochosas até o nível freático.

Infiltração: É o processo em que a água é absorvida pelo solo (litosfera).

Escoamento superficial: Refere-se ao movimento de deslocamento da água nas superfícies durante a precipitação.

Evapotranspiração: Processo de perda de vapor d’água pelas plantas, o qual se dispersa para a atmosfera.

Recarga de Aquíferos

A porosidade e a permeabilidade de uma zona de água subterrânea são fatores responsáveis pela sua quantidade, disponibilidade, movimentação e recarga. Suas definições são:

● Porosidade: Espaços entre partículas no solo e nas rochas.

● Permeabilidade: Capacidade de transmissão de fluídos.

A porosidade determina a quantidade de água subterrânea que os materiais podem conter, que tende a ser maior em materiais com pouca variação de tamanho dos grãos, enquanto a permeabilidade depende do tamanho dos poros, fraturas e suas interconexões.

Portanto, a recarga de um aquífero depende diretamente das características das rochas por quais é formado, sendo dividido em geometria de aquífero livre ou confinado, de acordo com sua formação geológica. São eles:

Aquífero livre: Formação geológica permeável e superficial, limitado na base por uma camada impermeável. Sua recarga é de forma direta.

Aquífero confinado ou cativo: Formação geológica permeável porém que encontra-se entre duas camadas impermeáveis ou semipermeáveis. Sua recarga é de forma indireta.

As zonas de recarga das águas subterrâneas podem ser classificadas como zona de recarga direta ou indireta. A zona de recarga direta é onde a água da superfície infiltra-se diretamente no aquífero, através de suas áreas de afloramento e fissuras de rochas subjacentes. As zonas de recarga indireta são onde ocorre o reabastecimento do aquífero, que se dá a partir da drenagem (filtração vertical) superficial das águas e do fluxo subterrâneo indireto.




Mais artigos GAAM Jr






Comments


bottom of page